DIRETÓRIO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS ( PT ) ( BR ) ( INTERNACIONAIS)



(Fonte: biblioo)




Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e de pesquisa, utilizando um software

.mplementados em Instituições de Ensino Superior os repositórios institucionais fornecem um sistema que permite o acesso à produção científica de professores, alunos e pesquisadores.


Com o depósito da produção científica temos o seu controle bibliográfico, o aumento da competição intelectual e redução da dispersão da informação. Deste modo, a criação de um repositório também faz sobressair a relevância da própria instituição perante seus pares, servindo de incentivo ao uso da produção intelectual e refletindo também na memória e no valor institucional.



REPOSITÓRIOS




O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Diretório.

O portal RCAAP é um dos componentes principais do projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.  O projeto RCAAP é uma iniciativa da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, disponibilizando mais um serviço avançado sobre a rede nacional de investigação e ensino, a Rede Ciência, tecnologia e Sociedade, RCTS, gerida pela FCCN. O projeto é financiado pelo POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela UMIC.




_______________________________________________________



O oasisbr é o portal brasileiro que reúne a produção científica nacional em acesso aberto.

 O portal permite, por meio de uma única interface, a pesquisa simultânea em repositórios digitais, teses e dissertações e periódicos científicos eletrônicos.

Por meio do oasisbr é possível consultar e fazer o download do texto completo, sem nenhum custo, de artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, entre outros documentos que se constituem a produção científica brasileira.





_______________________________________________________


COAR is an international association with 157 members and partners from around the world representing libraries, universities, research institutions, government funders and others. COAR brings together individual repositories and repository networks in order to build capacity, align policies and practices, and act as a global voice for the repository community.


A COAR é uma associação internacional com 157 membros e parceiros de todo o mundo representando bibliotecas, universidades, instituições de pesquisa, financiadores governamentais e outros. O COAR reúne repositórios individuais e redes de repositórios para desenvolver capacidade, alinhar políticas e práticas e atuar como uma voz global para a comunidade de repositórios.






_______________________________________________________


Sugestões de Leitura sobre o tema:





SAYÃO, Luis; TOUTAIN, Lídia Brandão; ROSA, Flavia Garcia; MARCONDES, Carlos Henrique (Orgs.). Implantação e gestão de repositórios institucionaispolíticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. 365 p. il

(Fonte: rbe.mec.pt)




Repositórios institucionais, por Amélia Maria Nunes Marques e Sílvia Raquel da Silva Maio




.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

.

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita
Clique para acesso ao PDF (RBE)(PORTUGAL)

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação
Clique para acesso ao PDF

Manual de Fontes de Informação

Manual de Fontes de Informação
Murilo Bastos da Cunha / Briquet de Lemos / 2020 Clique para acesso ao PDF

Manual de educação para a cidadania digital

Manual de educação para a cidadania digital
Faça o download do Manual de educação para a cidadania digital (disponível apenas em inglês)