.

NORMAS E ESTILOS DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (INTERNACIONAIS)



Existem diferentes normas para indicarmos as citações e fontes bibliográficas, entre as quais:

 Estilo Harvard

(O sistema Harvard é o termo genérico para designar os estilos que definem as citações em texto como autor‐data (ex. Smith, 1999) e aplica‐se às ciências sociais. Trata‐se do método mais imediato para identificar o trabalho de um autor. Existem vários estilos bibliográficos que seguem este modelo de citação, tais como a APA – American psychological Association ‐ e a Chicago.)


-  Estilo Vancouver

O estilo numerado Vancouver é usado para a normalização de referências bibliográficas na área da medicina, ciências da saúde e ciências exactas. Este sistema de citação distingue‐se essencialmente do sistema Harvard por usar citações numéricas. A grande vantagem é que permite uma leitura mais fácil do texto. 


Estilo APA

O estilo APA segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association no manual Publication Manual of the American Psychological Association da edição mais recente. Este estilo é usado na área das Ciências Sociais. O estilo da APA segue o sistema Harvard autor‐data, em que se usa apenas o apelido do autor seguido da data de publicação. 


-  Estilo Chicago
É o mais usado internacionalmente (também conhecido por Turabian Style) 

- Estilo MLA

O estilo MLA é usado para fazer citações e referências nas áreas das Artes e das Humanidades.   O estilo MLA segue o método de citação autor – página



VEJA NO ÍNDICE DO SITE AS VÁRIAS NORMAS 



ESTILOS EXISTENTES



IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

DIFUNDIR A INFORMAÇÃO

BAD

FEBAB