.

DIRECTÓRIO DE COLECÇÕES DIGITAIS (INTERNACIONAIS)


DIRETÓRIO

 

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, 

gratuitamente e em formato multilíngue, 

importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

  • Promover a compreensão internacional e intercultural;

  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;

  • Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;


  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países






Portal Europeana 

 (Biblioteca Digital Europeia) 

 O Portal Europeana é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia que se constitui como um ponto central e multilingue para acesso ao património cultural europeu disponível na Internet, visando garantir o acesso universal ao património cultural europeu, agregar a memória colectiva europeia, tornando visível a sua diversidade e riqueza, inspirar a criação de novos conteúdos e encorajar novos serviços em linha, constituindo-se como ponto de referência para a educação, a investigação, as indústrias culturais e outros agentes da economia do conhecimento, e afirmar o perfil da Europa no Mundo.


Portal europeu que que faculta acesso aos catálogos das bibliotecas nacionais e de várias bibliotecas universitárias europeias





A Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero americano (BDPI) é um projeto lançado pela Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que tem como objetivo a criação de um portal que permita a consulta unificada para acesso aos recursos digitais de todas as Bibliotecas participantes.



Biblioteca Digital da Biblioteca Nacional de França


 Acesso à biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França. Integra recursos textuais, iconográficos e cartográficos de elevado interesse histórico e cultural.

O seu acesso é gratuito, contendo livros digitalizados, cartas, jornais, gravuras e uma coleção de manuscritos iluminados.




Google Books 

 Anteriormente conhecido como Google Book Search e Google Print) (em português: Google Livros) é um serviço da empresa Google que procura textos completos de livros que a Google digitaliza, converte-o utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, e armazena numa base de dados digital. 

O serviço foi anteriormente conhecido como Google Print quando foi introduzido na Feira do Livro de Frankfurt em outubro de 2004. 






IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

DIFUNDIR A INFORMAÇÃO

BAD

FEBAB