ESTILO / NORMA APA


ESTILO APA


As Normas da APA são as normas de referenciação bibliográfica da Associação Americana de Psicologia. A normalização é um conjunto de regras e procedimentos de carácter bibliográfico que conferem rigor científico ao texto académico.

O estilo APA (American Psychological Association) é um sistema de citação autor-data aplicada na área das Ciências Sociais e Humanas.

A informação presente neste manual segue as indicações do Publication Manual of the American Psychological Association (6th edition)



CITAÇÃO NO TEXTO


A citação em texto no estilo bibliográfico APA 6th assume a forma autor-data. Uma citação é uma forma abreviada de fazer referência no texto a conteúdo de outro autor e deve conter toda a informação necessária para permitir uma correspondência inequívoca entre si e as respetivas referências bibliográficas no final do documento. 


Podem considerar-se três formas de realizar as citações: 


- citação direta – transcrição literal do texto do autor; 

- o breve o extensa ƒ citação indireta - transmissão da ideia por palavras próprias; ƒ 

- citação de citação - quando não se tem acesso ao texto original. 



Segundo o estilo bibliográfico APA 6th a citação em texto segue as seguintes regras: 


a) O sistema de citação usado é autor-data, sendo que os elementos devem ter a seguinte ordem: o apelido do autor, ano de publicação do documento e tratando-se de uma citação direta os números das páginas citadas; o a informação é colocada entre parênteses curvos. 


b) No caso da introdução de mais do que uma citação ao mesmo tempo, cada citação é separada por ponto e vírgula e são ordenadas alfabeticamente, sendo que são incluídas todas as citações num único parêntesis curvo. 




CRIAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


As referências bibliográficas apresentam os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca dos documentos. Cada referência inclui a informação prevista pelo estilo bibliográfico em uso que permita a identificação e localização do documento consultado. Os dados a incluir variam de acordo com o tipo de publicação. 

Para a realização da lista de referências bibliográficas, segundo a APA 6th, devem ser seguidas as seguintes indicações:



- A lista de referências bibliográficas deve ser organizada por ordem alfabética do Apelido do primeiro autor de cada uma das referências;

        - A lista de referências bibliográficas deve figurar no final do documento que se encontra a redigir; o Apenas figuram na lista de referências bibliográficas os documentos citados ao longo do texto, sendo que todas as entradas de citações no texto devem corresponder a uma referência bibliográfica; 

        - Não deve ser incluída comunicação pessoal, como correspondência, memorandos ou registos de comunicação eletrónica informal na lista de referências bibliográficas; 

        - A primeira letra do Título e Complemento do título deve ser capitalizada; 

        - A consistência é importante na elaboração da lista de referências bibliográficas, sendo que a informação e o detalhe dos dados de cada uma das referências bibliográficas deve ser uniforme. 



Exemplo: 


Ashwin, P. (2006). Changing higher education: The development of learning and teaching. London, England: Routledge. Barlow, D. H. (2014). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. Retrieved from http://books.google.pt/books?id=FCTyAgAAQBAJ



MAIS EXEMPLOS EXPLICADOS:

Exemplo

(U. Minho)

Exemplo
 (U. Aveiro)

Exemplo
 (ISCTE)


.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

.

COMO GERIR A INFORMAÇÃO

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita

Bibliotecas escolares - gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digita
Clique para acesso ao PDF (RBE)(PORTUGAL)

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação

Biblioteconomia e os Ambientes de Informação
Clique para acesso ao PDF

Manual de Fontes de Informação

Manual de Fontes de Informação
Murilo Bastos da Cunha / Briquet de Lemos / 2020 Clique para acesso ao PDF

Manual de educação para a cidadania digital

Manual de educação para a cidadania digital
Faça o download do Manual de educação para a cidadania digital (disponível apenas em inglês)